Rua José Bento, 145, Cambuci, São Paulo, SP (11) 3346-3505 | (11) 97495-6610 sac@ergotec.com.br

Entregamos

em todo o Brasil

Parcelamos

em até 12x sem juros no cartão

33 anos promovendo

ergonomia e saúde

NR 17: Conheça os equipamentos ergonômicos obrigatórios para sua empresa

Você conhece a Norma Regulamentadora 17, ou NR 17? Ela trata da ergonomia nos ambientes de trabalho. Ou seja, a adaptação das condições do ambiente para que ele seja seguro e confortável para todos os funcionários. Isso inclui eliminação de riscos ou o investimento em alguns equipamentos ergonômicos obrigatórios, de acordo com cada empresa.

Para identificar se você está adequado à NR 17, é preciso fazer uma Análise Ergonômica do Trabalho (AET). Isso significa avaliar se o serviço prestado pela sua equipe envolve riscos à saúde. Daí é preciso adequar o local. Saiba quais são os equipamentos ergonômicos obrigatórios!

Para quem trabalha sentado

Quem trabalha sentado por muito tempo, em escritórios ou mesmo em casa, os equipamentos ergonômicos obrigatórios são:

Cadeiras ergonômicas

As cadeiras são os primeiros itens a serem adicionados da lista de ergonomia. Além de confortáveis, elas devem ter um design adequado para esse tipo de trabalho. O encosto precisa ser próprio para proteção lombar, a borda frontal arredondada, a altura ajustável e, preferencialmente, braços de descanso.

Suportes para os pés

As cadeiras fazem sua parte no auxílio para que o funcionário tenha uma boa postura, mas isso deve ser completado com pés que encostem completamente em uma superfície. Isso porque o ideal é que as pernas fiquem em um ângulo de 90º. Para muitas pessoas, isso é impossível, devido às suas alturas. O apoio para pés, então, é o que auxilia na postura correto, sendo regulável para atender à diversas pessoas de estaturas diferentes.

Suporte para monitores ou notebooks

A equipe já está com uma boa cadeira, apoio para os pés e a coluna aparentemente alinhada? Ainda falta uma coisa: que o monitor esteja na altura dos olhos. Suportes para monitores, notebooks e tablets resolvem isso. Mesmo que não sejam equipamentos que estão em contato direto com os funcionários, eles ainda se encaixam na NR 17, pois fazem parte do essencial para uma postura adequada.

Para quem trabalha em pé

Passar muitas horas em pé também não é nenhuma vantagem para a saúde do trabalhador. Neste caso, os equipamentos ergonômicos obrigatórios (e outras ações) são:

Assentos para descanso

O fato é que muito tempo em pé requer uma forma de descanso em algum momento, e não, não estamos falando do intervalo! Alguns assentos para este fim são importantes. Se o trabalho exige que o funcionário fique em pé, a melhor solução é o uso de bancos semi sentados. Eles são mais altos do que as cadeiras convencionais e ficam em uma altura apropriada para quem está por trás de um balcão, por exemplo.

Bancadas apropriadas

Até para quem está em pé, as bancadas e mesas à frente devem seguir as mesmas orientações dos funcionários que ficam sentados. Ou seja, suportes para monitores, e talvez até apoios para pulsos podem ser úteis. As bancadas devem ter um tamanho adequado para que a pessoa não precise ficar curvada, o que pode causar dores nas costas e problemas na coluna.

Pausas programadas

Isso não é um equipamento, mas é uma atitude que colabora com o cumprimento da NR 17. Se não for o caso do funcionário descansar durante o expediente, nem for possível usar os bancos semi sentados, a solução é fornecer algumas pausas ao longo do dia. Dessa forma, ele pode relaxar e se alongar um pouco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *