Rua José Bento, 145, Cambuci, São Paulo, SP (11) 3346-3505 | (11) 97495-6610 sac@ergotec.com.br

Entregamos

em todo o Brasil

Parcelamos

em até 12x sem juros no cartão

33 anos promovendo

ergonomia e saúde

Má postura: entenda os sintomas e consequências

Os hábitos rotineiros, desde a forma como dormimos até a posição em que trabalhamos, somados ao sedentarismo e a outras características do estilo de vida vão impactando fisicamente o corpo. A coluna vertebral, responsável por dar a sustentação necessária para a cabeça e membros superiores, é uma grande vítima desses efeitos da má postura.

Agora, ainda com o uso constante dos aparelhos celulares, esse esforço desnecessário sobre a estrutura é ainda mais comum e frequente, desgastando a coluna e provocando sintomas dos mais leves aos mais incômodos. Neste artigo, preparamos uma descrição sobre os principais efeitos dos problemas posturais.

Tenha em mente que, mesmo nos estilos de vida mais saudáveis, qualquer pessoa pode ser afetada pela má postura, desde as crianças até os idosos. Um sério problema, dentro dessa perspectiva, é que os efeitos ao se sentar de forma errada, usar o celular constantemente e outros hábitos que forçam a coluna são cumulativos. Se não os tratamos ou prevenimos, o problema se agrava e fica mais difícil de resolver. 

Principais sintomas e consequências da má postura

Dor localizada

Um efeito quase imediato, e também recorrente, da má postura é a dor na região mais afetada, comum no quadril, na nuca, no peito e nos ombros. Como a coluna também protege o sistema nervoso central, a dor pode irradiar para os membros, afetando joelhos, cotovelos e punho, e também para a cabeça. A tensão muscular é a causa da dor, podendo também afetar nervos e articulações com inflamação dos tecidos. 

Fadiga 

Embora não pareça, quando o corpo está em uma posição incorreta para o formato natural da coluna e demais sistemas, ainda existe um esforço e um gasto de energia. Sendo assim, a má postura provoca a tensão muscular e a consequente fadiga. A sensação de cansaço e desconforto é comum até mesmo ao despertar, e se agrava após longos períodos sentado ou deitado em posições desfavoráveis.

Lesões 

Para além da dor causada pela postura errada, a repetição pode levar a lesões justamente nos nervos e nas articulações citadas. Dormir sobre um ombro pode desgastar a articulação e os tecidos que a protegem, causando lesões e inflamações na região, e igualmente para os punhos (a conhecida tendinite), a rotação do quadril, os joelhos, os cotovelos e afins. Lesões nos nervos são mais raras mas as inflamações podem se tornar crônicas.

Agravamento de doenças 

No caso da escoliose (em que a coluna se deforma em um S ou um C) e da hipercifose (corcunda), pode ocorrer deformação da caixa torácica, deixando o sistema respiratório mais suscetível a inflamações. O sedentarismo combinado à má postura ainda pode agravar os quadros que aparecem com a terceira idade, como a osteoporose e a osteopenia.

Desvios posturais 

A má postura mantida por longos períodos, e muitas vezes por toda a vida, resulta nos chamados desvios posturais, como a escoliose e a hipercifose citados acima. A barriga saliente também pode aparecer, consequência também da cifose ao empurrar a parte inferior do tronco para a frente. Existe também a lordose, em que a região lombar é afetada com o acentuamento da curvatura da região.

Felizmente, para prevenir e contornar estas consequências da má postura, existem diversos exercícios e tratamentos, um deles sendo o uso de produtos ortopédicos próprios para dar o suporte e fazer ajustes posturais. Aproveite e conheça quais são os benefícios do corretor de postura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *