Rua José Bento, 145, Cambuci, São Paulo, SP (11) 3346-3505 | (11) 97495-6610 sac@ergotec.com.br

Entregamos

em todo o Brasil

Parcelamos

em até 12x sem juros no cartão

33 anos promovendo

ergonomia e saúde

Como usar o notebook corretamente

Sendo mais acessível e prático do que o desktop tradicional, os computadores portáteis, ou simplesmente notebooks, estão presentes nas empresas e nas casas. As próprias configurações dos notebooks novos já estão disponibilizando máquinas mais eficientes com um bom custo-benefício.

Um dos grandes benefícios de utilizar o notebook é a mobilidade. Você pode utilizar o mesmo computador em casa, na escola e no trabalho, cuidando sempre neste transporte e também na segurança. Pensando em tudo isso, é importante saber também como usar o notebook corretamente, pois a ideia é que este computador te acompanhe por um bom tempo.

A seguir, confira os pontos essenciais para fazer o melhor uso do seu notebook!

Cuidados com a manutenção e limpeza

Aqui, a dica principal é cuidar no manuseio e transporte do notebook, seja na hora de abrir ou fechar o equipamento, também evitando quedas ou arranhões. A manutenção do sistema operacional também é importante, optando sempre por programas originais e com uma boa proteção sobre seus dados e arquivos. Por via das dúvidas, é interessante passar o seu notebook por manutenções ou revisões diretamente com o fabricante ou com assistências técnicas especializadas. Não esqueça de cuidar também da sua fonte de energia, o cabo utilizado para carregar a bateria do notebook.

Manter o equipamento limpo também é essencial, evitando o contato com líquidos, gorduras e com excesso de poeira. Limpe com pano macio e seco, e na tela use apenas produtos específicos, conforme instruções do fabricante. Limpezas mais profundas só devem ser feitas por profissionais.

Tenha uma superfície adequada

Para utilizar o computador, sempre foi necessário ter uma mesa de apoio para trabalhar sentado. Com o notebook, apesar da maior mobilidade, também é necessário ter este apoio para fazer a utilização correta do seu equipamento. Estabilidade, segurança e conforto são essenciais para que o computador portátil não sofra danos e você possa trabalhar sentado confortavelmente. Uma mesa de altura adequada combinada com uma cadeira igualmente ajustável é a melhor opção para garantir sua ergonomia.

Não utilize o notebook no colo!

Complementando o tópico anterior, é importante saber que não é nada recomendável utilizar o notebook no colo. O primeiro motivo ainda é técnico, já que o notebook aquece com a utilização e pode queimar a pele. Este superaquecimento também é prejudicial para os sistemas do computador. O segundo motivo está relacionado à postura durante o uso, que estará mais curvada e inclinada, sobrecarregando coluna, ombros e nuca.

Providencie os equipamentos complementares

Muitas vezes será necessário adotar alguns equipamentos ergonômicos para garantir a utilização correta do seu notebook. Estão aqui os suportes de notebook, os mouses e teclados a parte, os mousepads e até mesmo a base que funciona também como cooler. Outros equipamentos complementares, porém não tão relacionados à ergonomia, são fones de ouvido, luminárias para melhorar sua visualização e também organizadores de cabos.

Enfim, usar o notebook corretamente passa por alguns cuidados relacionados à manutenção e preservação do equipamento, e também pela organização de um bom espaço de trabalho. Aproveite e leia também como você pode garantir a ergonomia no seu home office.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *