Rua José Bento, 145, Cambuci, São Paulo, SP (11) 3346-3505 | (11) 97495-6610 sac@ergotec.com.br

Entregamos

em todo o Brasil

Parcelamos

em até 12x sem juros no cartão

33 anos promovendo

ergonomia e saúde

Como aumentar a produtividade dos funcionários?

Descobrir como aumentar a produtividade da equipe é um desafio para todo gestor. Muito se imagina sobre o que fazer para melhorar a motivação dos funcionários, ou se há algo mais intrínseco na empresa que pode ser alterado. Na verdade, não há uma única resposta, mas uma junção de fatores.

Para entender como aumentar a produtividade é preciso ver o ambiente de trabalho como um todo. São muitas as condições que devem ser avaliadas para que o potencial dos trabalhadores seja aproveitado ao máximo. O gestor deve trabalhar certas estratégias nesse sentido. Conheça algumas delas e deixe sua equipe mais produtiva!

Valorize a comunicação interna

Muitas empresas sofrem com falhas de comunicação entre os setores, ou mesmo dentro do mesmo setor. É essencial que as equipes saibam conversar entre si, tanto para evitar erros quanto para aprimorar o serviço de todos.

O ideal é investir em alguma ferramenta que facilite a comunicação interna. Pode ser um software com esse propósito, como uma rede social corporativa, apenas para os seus funcionários. Se a empresa não for tão grande assim, alguns outros métodos podem funcionar bem, desde que foquem na eficiência. E isso vale para os maiores cargos também! Toda a comunicação deve estar alinhada.

Feedback para as equipes

Quem trabalha com RH já deve ter percebido a importância do feedback na gestão de equipes. Todo mundo gosta de ter seu trabalho reconhecido, e isso faz parte da razão pela qual a maioria dos funcionários se sente (ou não) motivada a dar o seu melhor para a empresa. Na maioria das vezes, é comum que os gestores deem feedbacks negativos, mas os positivos são frequentemente esquecidos. Procure fazer ambos, mostrando que há uma preocupação real com o crescimento do funcionário. O resultado será mais engajamento por parte dele, uma maior valorização das ideias da empresa e, consequentemente, mais produtividade.

Invista em treinamentos e capital intelectual

Valorizar o capital intelectual das equipes significa investir no que eles podem fazer, e não apenas no que eles já fazem. Você certamente contratou colaboradores capazes, mas isso não quer dizer que eles devam se ater apenas aos mesmos serviços mecânicos. Não é assim que uma empresa cresce!

Treinamentos, capacitações, cursos e demais atividades oferecidas para os funcionários podem estimular sua criatividade e suas habilidades técnicas. Além de ser uma boa solução para como aumentar a produtividade, isso também demonstra interesse no desenvolvimento pessoal de cada colaborador. Você pode se surpreender com as “jóias” que sairão dos treinamentos mais adiante.

Proporcione um ambiente ergonômico

Por fim, outro modo como aumentar a produtividade é a relação do trabalho com a ergonomia. Ergonomia, para quem não sabe, é a ciência que estuda as condições de trabalho, tanto as mentais quanto as físicas. Uma empresa com infraestrutura ergonômica oferece as melhores soluções para problemas causados por fatores físico-ambientais, movimentação do corpo durante o desempenho da função, postura e mais.

Na maioria das vezes, essas soluções envolvem conscientização coletiva e equipamentos apropriados. Vale lembrar que esse último ponto pode ser obrigatório em muitos segmentos. Mais do que isso, ele faz a diferença na rotina do colaborador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *