Rua José Bento, 145, Cambuci, São Paulo, SP (11) 3346-3505 | (11) 97495-6610 sac@ergotec.com.br

Entregamos

em todo o Brasil

Parcelamos

em até 12x sem juros no cartão

33 anos promovendo

ergonomia e saúde

Cadeira de rodinhas vs. cadeira fixa: quando escolher

Conforto e segurança são pontos essenciais para se avaliar durante a escolha de móveis, principalmente quando estamos falando sobre cadeiras. Diante a tantos modelos, materiais, cores, tamanhos e possibilidades de design disponíveis, é fundamental observar, por exemplo, como ela irá valorizar a postura correta ao sentar, dentre outros critérios que dizem sobre a ergonomia.

Muitas pessoas, ao escolher a cadeira ideal para trabalhar, jogar ou estudar, ficam na dúvida sobre qual modelo escolher, entre as fixas ou as cadeiras com rodízios nos pés – popularmente chamadas de cadeiras de rodinhas. Veja, então, as vantagens e desvantagens em cada situação.

Para estudar

A rotina de estudo, principalmente em casa, demanda longos períodos em frente ao computador e aos livros. Por esse motivo, é tão importante garantir condições para que não se passe esse tempo na posição incorreta.

Nesse caso, é importante cumprir algumas recomendações como ter pés apoiados no chão, manter a lombar apoiada no encosto e os cotovelos e joelhos formando um ângulo de 90 graus. Por esse motivo, o ideal é comprar uma cadeira que seja ajustável, com rodinhas e que possibilite o descanso com apoio para os braços.

A principal desvantagem da cadeira fixa é justamente a dificuldade de mobilidade quando é necessário se movimentar para pegar algum objeto que esteja em gavetas ou no chão, quando necessário alcançá-los.

Para trabalhar

O mesmo vale para quem utiliza a cadeira para trabalhar e passa longos períodos sentado, geralmente em escritórios. A cadeira com rodízios também é a mais recomendada e é importante observar se o fabricante cumpre a Norma Regulamentadora 17, que orienta sobre o material, a altura, o assento e as outras características que este tipo de mobiliário ergonômico deve ter.

Contudo, as cadeiras fixas também têm utilidade no ambiente profissional, principalmente em locais onde não será necessário passar muito tempo sentado como em salas espera ou reunião, por exemplo. 

Para jogar

Jogadores online, profissionais ou por lazer, também passam muito tempo em frente ao computador e devem observar as características ergonômicas presentes na cadeira para evitar dores, lesões e outros problemas decorrentes da postura incorreta.

Em geral, nos modelos de cadeira gamer, além do rodízio no pé e do apoio acolchoado para lombar, outros pontos devem ser observados como a apoio para a cabeça e inclinação da cadeira que ajudam a reduzir os riscos e impactos da má postura durante a atividade. Para gamers, a movimentação durante o jogo é beneficiada pela cadeira com rodinhas que proporciona equilíbrio e segurança.

Cadeira de rodinhas ou cadeira fixa: qual a melhor?

Como qualquer outro item do mobiliário ergonômico, durante a escolha, é imprescindível comparar a finalidade de uso com as funcionalidades oferecidas pelo produto. A melhor cadeira ergonômica, portanto, será aquela que permitir conforto, comodidade e segurança para a saúde do usuário. 

Sendo assim, a cadeira com rodinhas oferece o diferencial da mobilidade que permite reduzir os impactos sobre a postura, principalmente quando é giratória. Visite a loja virtual da Ergotec e encontre o modelo de cadeira ergonômica ideal para suas atividades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *