Rua José Bento, 145, Cambuci, São Paulo, SP (11) 3346-3505 | (11) 97495-6610 sac@ergotec.com.br

Entregamos

em todo o Brasil

Parcelamos

em até 12x sem juros no cartão

33 anos promovendo

ergonomia e saúde

3 maneiras de diminuir o risco de acidente de trabalho na sua empresa

Diminuir o risco de acidente de trabalho é uma preocupação de todas as áreas, desde as fábricas até os escritórios. Garantir a segurança dos trabalhadores é uma das obrigações fundamentais de qualquer empresa, e deve ser vista não apenas como lei, mas também como um determinante para o crescimento do empreendimento.

Além da questão social (ninguém quer que alguém se acidente, afinal), há também uma questão de produtividade e de prejuízos para a empresa. Acidentes de trabalho exigem pagamentos e causam a perda da força do colaborador. Saiba algumas atitudes que ajudam a diminuir o risco de acidente de trabalho!

Faça diagnóstico de risco

Não há como resolver um problema que não foi identificado ainda. O diagnóstico de risco é uma análise do ambiente de trabalho, para que se perceba todo tipo de risco que ele traz. Isso inclui não apenas as coisas mais “óbvias”, como fios desencapados ou locais fáceis de tropeçar e cair. Trata-se também de tudo que afeta a saúde, a curto ou longo prazo, da equipe.

A NR-17, por exemplo, é uma norma regulamentadora que usa a ergonomia para demonstrar as condições mais apropriadas de trabalho em cada situação. Podem ser necessárias alterações em diversos aspectos, como iluminação ou equipamentos.

Forneça equipamentos adequados

E por falar em equipamentos, este é um ponto fundamental para diminuir o risco de acidente de trabalho. Se você leu isso e já pensou nas grandes máquinas das indústrias, e outras com as quais trabalhadores braçais lidam, saiba que o perigo não reside apenas aí! É por isso que a NR-17 verifica as condições ergonômicas do ambiente.

Todo tipo de equipamento usado no trabalho pode afetar a saúde do colaborador de forma negativa, se não estiver atendendo os critérios necessários para evitar complicações. Sim, mesmo quem trabalha sentado em frente a um computador corre riscos. Na verdade, é um risco muito provável nesse caso, já que a má postura e os movimentos repetitivos das mãos podem facilmente afetar a saúde. A empresa deve, no que for possível, evitar problemas causados por esses fatores.

Para os escritórios, procure investir em cadeiras ergonômicas, próprias para quem passa muito tempo sentado. Verifique também se elas estão em uma altura adequada em relação ao computador. Outros equipamentos também podem colaborar bastante para a criação de um ambiente de bem-estar e saúde, mas isso é algo que depende inteiramente do local, do tipo de serviço e do modo como os colaboradores trabalham.

Invista em conscientização

Por último, é preciso manter uma boa comunicação com todas as equipes. A conscientização é tão importante quanto a adequação dos equipamentos e do ambiente. Os funcionários precisam ter noção do porquê devem usar os materiais apropriados, além de aprenderem sobre como utilizá-los. Para os que ficam sentados, por exemplo, há muitos benefícios em pausas para exercícios algumas vezes por dia.

Uma boa ideia é investir em treinamentos ou palestras que ensinem sobre todos esses pontos. Trabalhe a ideia de que diminuir o risco de acidente de trabalho é um esforço conjunto, que depende tanto deles quanto da empresa e é benéfico para ambos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *